Existem várias ferramentas para construção de branding e o Brand Key é uma delas.
Funciona como um mapa a partir do qual, de baixo para cima, você vai preenchendo as características da marca que quer criar.
Raízes: os atributos básicos e valores sobre os quais a marca quer ser construída ou conhecida.
Ambiente competitivo: as opções disponíveis para o público-alvo dentro daquele mercado. Os concorrentes diretos e indiretos.
Alvo: a persona que está sendo mirada pela marca, ou seja, a pessoa que seja a representante ideal dentro do nicho de mercado escolhido.
Insight: as necessidades conhecidas e comuns das pessoas que compõem aquele nicho de mercado.
Benefícios: benefícios funcionais e emocionais que ajudem os consumidores a resolverem seus problemas ou a melhorarem sua situação. As razões para as pessoas “consumirem” o seu produto ou serviço, para acompanharem o seu projeto.
Valores, crenças e personalidade: as causas pelas quais a marca luta, as coisas nas quais ela acredita, a sua personalidade.
Razões para acreditar: a prova de que a marca entrega o que promete, de que os benefícios são verdadeiros e críveis. Argumentos que justifiquem porque o seu projeto é a melhor escolha do seu nicho de mercado.
Fator único de diferenciação: este é o ponto sobre o qual estamos falando durante todo este artigo. A característica única que diferencia o seu projeto dos demais.
Essência: a descrição do DNA da marca em um único e simples pensamento.
Como fazer
Não se preocupe se você não souber tudo o que o mapa pede, ou se alguns dos itens parecerem muito iguais.
Preencha o máximo que você puder da maneira que achar mais adequado para esta etapa inicial.
O seu posicionamento de mercado evoluirá ao longo do tempo e você terá sempre que ajustar e melhorar.